Notícias

Self: alunos desenvolvem autoconhecimento através da Caixa de Da Vinci

Utilizando os materiais do Projeto Caixa de Da Vinci, alunos da escola Al bino Luiz Caldas, em São Vicente-SP, realizaram uma atividade intitulada "Self: o nosso eu com os outros". A atividade foi conduzida pela professora de oratória Íris Santos da Silva. 

Utilizando os materiais do Projeto Caixa de Da Vinci, alunos da escola Albino Luiz Caldas, em São Vicente-SP, realizaram uma atividade intitulada “Self: o nosso eu com os outros”. A atividade foi conduzida pela professora de oratória Íris Santos da Silva.

Segundo a instituição, o objetivo da atividade é promover o autoconhecimento, competência cada vez mais necessária para a vida e para o mercado de trabalho. Através da arte, área pela qual Da Vinci se tornou mais famoso, os jovens mergulharam dentro de si, observando seus principais aspectos, qualidades e defeitos, sonhos e medos, esperanças e alegrias, e assim conseguiram entender melhor o funcionamento da própria mente, passo essencial para o desenvolvimento da criatividade.

A Caixa começa suas atividades da segunda fase com entregas em cidades do litoral paulista e do Rio Grande do Sul, levando o mini-laboratório-ateliê responsável por mudar realidades, que os idealizadores esperam que se tornem visíveis nas estatísticas com o crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da unidade escolar e, a longo prazo, do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), isso porque este é o objetivo da Caixa de Da Vinci: atingir os locais que mais precisam da transformação que o conhecimento pode promover.

As primeiras atividades servem para reconhecimento dos materiais da Caixa, mas já é possível observar avanços significativos. E não é só deixar a Caixa na escola e pronto: através do Google Classroom, é feito o acompanhamento de toda a trajetória de aprendizagem, com sugestões de atividades e monitoramento através de relatórios enviados pela equipe escolar. Assim, garantimos que todo o investimento do projeto está de fato encaminhado para os objetivos esperados.

 

O Projeto Caixa de Da Vinci é realizado pelo Núcleo de Mídia e Conhecimento, através da Lei Rouanet, com patrocínio da Rumo Logística, empresa responsável por colocar o Brasil em movimento através de trens e gestão de portos. Com a Rumo, fazemos Leonardo Da Vinci atravessar tempos e espaços em busca de novas mentes para inspirar.

Além da escola Albino Luiz Caldas, outras 33 já foram contempladas  em diferentes regiões do Brasil na Fase I do projeto. Agora, na segunda fase, a Caixa alcança escolas diferentes. O objetivo é percorrer todo o Brasil, levando o material de qualidade e os procedimentos pedagógicos avançados para as escolas que mais precisam.