Notícias

Caixa de Da Vinci inicia Fase II

Graças a mentes que enxergam ao longe, temos a possibilidade de mudar realidades. Que mentes são essas? as mentes que conduzem a Rumo logística, referência em futuro. É graças ao patrocínio dela que o projeto Caixa de Da Vinci está de volta.

Realizado pelo Núcleo de Mídia e Conhecimento e financiado através da Lei Rouanet, projeto utiliza da inspiração do maior polímata de todos os tempos para levar às escolas dos mais diversos cantos do país um mini-laboratório-ateliê, com recursos que estimulam a inventividade e a autonomia.

Grandes ideias não deixam de existir. Graças a mentes que enxergam ao longe, temos a possibilidade de mudar realidades. Que mentes são essas? as mentes que conduzem a Rumo logística, referência em futuro. É graças ao patrocínio dela que o projeto Caixa de Da Vinci está de volta.

O Projeto Caixa de Da Vinci concilia a genialidade do mais famoso polímata da humanidade com o movimento que esse Brasil de dimensões continentais merece, e que a Rumo conhece como ninguém. Por toda parte, fazendo das escolas mais necessitadas verdadeiros portos de conhecimento, espalhamos autonomia, criticidade, inventividade, colaboração e inovação através de algo revolucionário: um mini-laboratório e mini-ateliê com recursos que jamais estariam disponíveis a essas escolas se não fosse por nós, além de todo o amparo pedagógico para o desenvolvimento das atividades.

Nossa fonte de inspiração é alguém que fez da ousadia de saber o seu diferencial. Leonardo di Ser Piero da Vinci transpassa tempos e espaços por sua capacidade de criar de maneira crítica, comungando arte e ciência em um só aparato, nos lembrando que a cultura humana é diversa, mas unida em sua essência. Quem diria que lá no século XVI alguém já pensaria em coisas tão atuais como a energia solar e o helicóptero? Quem diria que, além disso, esta mesma aura curiosa se interessaria pelo estudo da anatomia humana, buscando até mesmo dar asas a esses seres que nunca as tiveram, através de seus primeiros rascunhos de máquinas voadoras? Isso tudo sem falar de sua conhecida habilidade como pintor.

Com alguém tão inspirador em nosso horizonte, é claro que não poderíamos deixar de estimular a inventividade, a criticidade, a criatividade e a autonomia. É por isso que cada caixa conta com recursos que incentivam a criação através da descoberta, tudo isso mediado por aqueles que sempre serão essenciais: os educadores. São eles os responsáveis por desenvolver cada um dos pilares da caixa, especialistas que são em construir as pessoas que construirão o futuro.

E é por eles e através deles, os educadores que fazem o Brasil, que voltamos pra construir mais futuro. Nesta nova fase, vamos continuar na nossa missão de alcançar regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo da média nacional. A alegria ao receber os depoimentos e as imagens das exposições será maior do que nunca, pois teremos a certeza de que voltamos pra ficar, pra mudar pra valer!

Vem descobrir Leonardo Da Vinci com a gente!